Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inscrições para secretário escolar começa nessa quarta-feira

                                                                                                                  Elisa Ladeira

Começa nessa quarta-feira, 19 de Junho, ás 9h , as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público para o cargo de secretário escolar. Os candidatos tevem ter Ensino Médio com uma das seguintes habilidades:magistério, técnico em contabilidade , técnico em administração, técnico em processamento de dados, técnico em secretariado, e ou registro de secretário de escola de 1° e 2° graus. A carga horária será de 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.264,45.  





Conforme o edital os interessados deverão realizar a inscrição somente pela internet, pelo site da prefeitura de Juiz de Fora www.pjf.mg.gov.br até o dia 25 de Junho. Depois,os candidatos terão que entregar o título para validação das informações prestadas na inscrição, nos dias 27 e 28 de Junho de 2013, na SARH, Av.Brasil, 2.001- 8º andar , no horário das 8h30 ás 11 horas e das 14 ás 16 horas.

Nova pista de skate em Juiz de fora

                                                                                                                Elisa Ladeira 
A nova pista de skate será feita ao lado do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio na Rua José Loures Vale, no bairro Aeroporto a área de 700 metros quadrados onde a pista será construída está recebendo um serviço de limpeza nessa semana.O trabalho será organizado pela secretaria de obras, está prevista para terminar em Fevereiro do ano que vem, nos próximos três meses, a prefeitura fará a cosntrução das calçadas, instalação de tapumes, placa indicativa da obra e qa marcação topográfica.

Ainda será realizado a licitação para a contratação da empresa que irá executar a pista, idealizada pela Lego Projetos.O intuito da pista é receber os mais variados público praticante do esporte, para a elaboração do projeto contou com a participação também dos integrantes da Associação Juizforana de Skate (AJS) um dos diretores Brunner Lopes contou que a associação espera a muito tenpo por uma pista que atenda aos padrões.A cidade conta com cerca de 15 mil praticantes da modalidade, segundo Brunner hoje a maior pista de skate fica na Praça Teotônio Vilela no Vitorino Braga mais bem menor do que a que está sendo construída. " o espaço irá proporcionar lazer e oportunidade de desenvolvimento técnico para os praticantes em um local moderno e adequado".    

Projeto mostra como ficará o local após as obras




























      




         

Exposição de fotografia no CES

Betânia Bertelli

A turma do 7° período de Publicidade e Propaganda do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES/JF, organizou uma exposição de fotos em homenagem aos trabalhos de Gleice Lisboa. Escolheram entre as fotos de Gleice as mais conceituadas e premiadas, com a ajuda da fotógrafa.
Alunos responsáveis pela Exposição. Da esquerda para a direita: João Paulo, Crystal Lopes, Luiz Motta, Paula Xavier, Luiza Rodrigues, Ana Carolina e Fernanda Ciribelli

O trabalho é da diciplina de Organização de Eventos ministrada pela professora Ana Marta Ladeira. Luiza Rodrigues, uma das organizadoras da exposição, explicou que foi muito difícil escolher entre todas as fotografias. 

Segundo Luiza, "o objetivo da exposição, além de aplicar tudo o que foi aprendido no semestre, é mostrar para os alunos do CES a grande fotógrafa que a Gleice é. Pois muitos não sabem o quanto ela é conceituada".

Já o aluno João Paulo Souza, contou que para escolher as fotos eles focaram em fotos premiadas e que eles sentaram com a Gleice e escolheram junto com ela as fotos para a exposição. Com todo o apoio e histórias por trás das fotografias de acordo com a fotógrafa.

A Exposição está no CES/JF, no campus Arnaldo Jansen, no bairro Estrela Sul em Juiz de Fora, e vai até sexta-feira, 22.

Luta em Juiz de Fora muda vidas e destinos

A luta ajuda na calma, paciência e no dia-a-dia das pessoas. Por isso é um dos esportes mais procurados nos últimos tempos


Betânia Bertelli

Cotovelada aérea do Popo, golpe típico do muay thai.
A luta vem ganhando espaço no cotidiano das pessoas. Pelo menos alguma vez na vida alguém já praticou algum tipo de luta, desde o Karatê na infância, até o M.M.A. que é a mais nova moda. A verdade é que a luta não é só uma forma de defesa, como era pensado antigamente, mas uma maneira de conhecimento corporal. Até onde vai seu limite? Essa é a principal pergunta de quem pratica uma modalidade.
Joelhada aérea, outro golpe típico da modalidade.



           
A história
 Se pensarmos historicamente, desde a Grécia Antiga as lutas já faziam parte do cotidiano das pessoas, dos romanos e também dos espartanos. Porém, só quem lutava eram os pobres, escravos. Essa era a diversão da nobreza da época. Tirando os espartanos que treinavam seus filhos desde criança para virarem soldados e defender Esparta. Mas independente da época, a luta sempre esteve presente.

Hoje a maioria das pessoas entende de luta. Aqui no Brasil a luta começou a ser assistida com gosto de torcida com o ex-lutador Acelino “Popó” Freitas, em 1995 e ele encerrou sua carreira em junho deste ano. A partir de então vários ídolos brasileiros surgiram no mundo da luta, o mais famoso é o Anderson Silva, ou Spider, como é chamado. Mas outros nomes estão presentes no dia-a-dia como o Minotouro, Minotauro, Cigano.

O que vamos abordar são as lutas atuais, como o MMA, o Muay Thai e o Jiu Jitsu na cidade de Juiz de Fora. Mas para isso precisamos entender um pouco mais de como funciona essas três modalidades. O Muay Thai é o boxe com chute e ainda permite o uso dos cotovelos e dos joelhos, já o Jiu Jitsu é a luta que ensina a imobilização do adversário, básicamente no chão. Com chaves de perna e braço, é uma luta usada como defesa corporal, hoje há mais um modelo de “jiu” o submission, que não utiliza o Kimono. Quando se utiliza mais de uma técnica de luta que seria a luta em pé e a de imobilização chegamos ao MMA, que nasceu a partir da família Grace que comprovaram que a luta quanto mais completa melhor para se defender.

Em Juiz de Fora

A maioria dos atletas da cidade começam treinando ou o Thai ou o Jiu, e com o tempo se aperfeiçoam nas duas lutas para virar um competidor de MMA. Mas não deixam de competir em outras modalidades, como o boxe por exemplo.

O lutador Diego Farnezi conta "comecei a treinar judô em 1992 aos 6 anos. Em 2000 comecei a treinar free style e Jiu Jitsu em 2001 iniciei no Muay Thai". Só a partir de todo esse conhecimento corporal que adquiriu com o tempo ele começou a competir. Já lutou boxe, muay thai, judô e m.m.a..

Treinador Popo e aluno durante uma competição


O treinador e professor Poluceno, mais conhecido como Popo pelos alunos, conta que começou a treinar assim que o boxe tailandês chegou em Juiz de Fora, há 15 anos. Desde então, começou a percorrer cidades próximas junto com o Mestre Carlos Silva para divulgar o que sabiam e assim treinarem novos alunos. "Quando eu comecei o muay thai estava chegando em Minas Gerais, e eu ajudei o mestre a ter um trabalho reconhecido no estado, por isso eu não tive lutas de ring, ma o tempo todo coloquei o muay thai a prova por divulgar a luta nos estados mineiros e as vezes lutava sem compromisso com caras mais pesados e mais graduados em outras lutas do que eu." Ainda falou que começou a se interessar por lutar por causa dos filmes do Rock Balboa.

Mesmo não tendo lutado, já colocou muitos alunos para lutar, hoje eu estou treinando quatro alunos para uma competição, mas já tive mais de 15 lutadores".

A maior dificuldade de quem vai lutar é se adequar ao adversário, ou seja, chegar a um acordo com o peso. Muitas vezes um atleta tem que perder cerca de 2 a 4 quilos para uma luta o treinamento é intenso e a dieta é pesada. Isso até o dia da luta. O novo lutador Renan Luiz, 21, vai competir esse mês pela primeira vez, "estou um pouco nervoso, tive que perder 2kg. Além disso treino todos os dias para poder lutar e nem conheço meu adversário ainda".

Viver de luta

É muito difícil entrar em uma academia de luta e descobrir nela uma pessoa que vive exclusivamente da luta. Sempre há um segundo emprego, advogado, policial, servente de obras, donas de casa e também os estudantes.
Turma de muay thai do professor Popo.

Lutador Diego Farnezi.
O mercado de luta em Juiz de Fora é muito fraco, segundo Farnezi, "não há incentivo algum por parte da prefeitura voltado para as artes marciais. O que tem são projetos voltados mais para a parte cultural como a capoeira". O professor Popo concorda com a opinião do aluno, diz que muitos campeonatos são movidos pelo dinheiro interno que eles conseguem com as aulas, e por isso são poucos os eventos durante o ano.

Hoje é comum terem academias exclusivas de lutas com é o caso do lutador e Policial Militar Daniel Pequeno, que hoje tem uma academia exclusiva de lutas, mas tem que adequar os horários de aulas para não baterem com sua escala de serviço.

Muitos donos d academias também colocam a luta na grade de suas atividades, como foi o caso do administrador de empresas Pablo, "os alunos pedem para fazer luta, conciliam a malhação com a luta. Isso ajuda quem quer perder peso em um curto período de tempo. Além disso, o retorno financeiro sempre é satisfatório e bem rápido." Para os professores fazer essas parcerias com as academias é bom, ajuda no lucro do fim do mês já que não tem que pagar aluguel ou as contas que teriam se tivessem um espaço próprio.

Projetos em Juiz de Fora

Alguns projetos ajudam quem não tem dinheiro para treinar com aulas gratuitas. Um exemplo é no SESPORT, que tem aulas de jiu jitsu e judô para quem quiser faze. Para isso é necessário alguns requisitos como ter menos de 17 anos, estar matriculado em uma escola pública e ter vontade de treinar.

Para isso o professor Eduardo Alves, 35, ajuda as crianças durante os treinos, com boa vontade e muita dedicação. O projeto tem 4 anos e hoje envolve várias pessoas.

Tem idade?

Uma dúvida comum dos pais é: com qual idade meu filho pode começar a lutar? E a boa novidade é que não há idade para lutar. A partir do momento que um médico libere a atividade o treino é liberado. Claro que é menos intenso respeitando o limite de cada um. Quando mais novo começa a treinar, melhor o desenvolvimento futuro, tanto no tratamento e algumas doenças, como também ajuda na concentração e calma das crianças.
Turma mista de muay thai do professor Popo

Pessoas mais velhas também podem treinar é só conhecer seu limite e saber qual o objetivo do treinamento. Hoje a luta é mais um condicionamento mental, do que algo para competir. Muitas pessoas participam como forma de terapia e relaxamento. Além disso, quem quer perder peso é uma ótima pedida, " em uma aula treino uma pessoa com estado físico normal perder cerca de 800 calorias", diz Popo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

vôlei da UFJF fecha contrato com mais três atletas

                                                                                                                     Elisa Ladeira
                                                                                                           
O time de vôlei masculino da Universidade Federal de Juiz de Fora anunciou no inicio desta terça (18) uma renovação e duas caras novas  para a temporada de 2013\2014. Um deles, o Japa que foi destaque da última competição nacional pela equipe juizforana, o ponteira Japa de 23 anos que foi eleito nono melhor atleta no quesito recepção na última edição do torneio acertou sua permanecia no time. As novidades do time são o libero Thales, 24 que tem dois anos de titulo na superliga um no extinto Cimed 2011\2012 e outro no Super Imperatriz,2012\2013,quando foi eleito o sétimo melhor jogador no fundamento recepção. Também tem o experiente  ponteiro Daivison, de 32 anos, que já atuou pelo vôlei de Portugal,do Qatar , da Bélgica,da Romênia ,da Turquia e da Grécia.

Lucão volta para o time assim como Danilo


Os primeiros nomes do elenco da UFJF para a próxima temporada  foi anunciado na última semana o levantador Danilo Gelinski e os centrais Lucão e Jardel.o grupo deve se reunir no dia 1 de Julho para iniciar os treinamentos as principais disputa do time  em 2013\2014 são o Campeonato Mineiro ainda sem data para o inicio e  a Superliga Nacional prevista para 7 de Setembro.

Prefeitura cancela audiência sobre tarifa de ônibus

                                                                                                                        Elisa Ladeira

   Juiz de Fora não tem data para discutir a revisão da tarifa de passagem de ônibus urbano a  Secretária do Governo da  Prefeitura de Juiz de Fora(PJF) enviou um oficio á Câmara Municipal cancelando a audiência que seria realizada na quarta-feira(19) segundo o conselho não tem data definida para acontecer. 

   Todos os anos, a apresentação ao legislativo é feita após a avaliação do Conselho Municipal de transporte vários elementos são levados em consideração no calculo da tarifa que será necessário para a elaboração da planilha a soma de custos fixos, custos variáveis e tributos é dividida pela demanda pagante que,atualmente, é estimada em nove milhões de usuário por mês,conforme dados da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp).No ultimo reajuste a tarifa teve um aumento de 5,12 %  passando de R$ 1,95 para R$ 2,05.
Foto retirada do blog juizdeforaagora , dia em que a passagem aumentou para R$ 2,05


   Somente após uma análise detalhada que será possível verificar o impacto dessas medidas e se o reajuste da tarifa será necessário.



segunda-feira, 17 de junho de 2013

MEC divulga primeira chamada do Sisu

                                                                                                                       Elisa Ladeira
                                                                                                                
A edição desse ano do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) atingiu a marca de setecentos e trinta e oito mil e quatrocentos e trinta e nove candidatos inscritos  até as 18h desta sexta-feira (14),segundo o balanço do MEC. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço o final fechou em seiscentos e quarenta e dois mil e oitocentos e setenta e oito inscritos de acordo com o ministério.

O número de inscrições chegou a um milhão quatrocentos e vinte e oito mil e cento e vinte e quantro . Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso,o número de inscrições e de estudantes são diferentes.

O Sisu oferece trinta e nove mil setecentos e vinte e quatro vagas em curso de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados do MEC, 54 instituições já aderiram o sistema com mil cento e setenta e nove cursos. Na manhã desta segunda-feira (17) foi divulgada a primeira chamada do Sisu para o meio do ano, a matricula dos selecionados deve ser feita nos dias 21 a 25 de Junho.

Mais informações no site http://sisu.mec.gov.br   

Foto retirada do site do MEC 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra poliomielite vacinou 12.611 crianças

Betânia Bertelli

No último sábado, 8, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora realizou o "Dia D contra a paralisia infantil", dando o início à Camapanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2013. 

Foram 83 postos espalhados por toda zona urbana e rural de Juiz de Fora. No Parque Halfeld, o anfitrião Zé Gotinha esteve presente fazendo a alegria da criançada. Além de pscina de bolas, pula-pula e atividades de recreação.

Nesta semana, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, DVEA, divulgou que foram vacinadas 12.611 crianças. O que equivale a 45,77% do total estipulado, que seriam 27.554 com idade de seis meses à cinco anos.

O que é?

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa para pessoa  via oral ou fecal. Ou seja, trasmitida pelas fezes ou pela saliva, espirro, tosse, etc.


Atualmente, a poliomielite está erradicada no Brasil, o ultimo caso foi em 1989. Mas a vacinação é importante pois em outros lugares do mundo a doença ainda é motivo de preocuoação.

SAMU recebe dois novos carros em Juiz de Fora

Betânia Bertelli


O Serviço de Atendimento Móvel, ou SAMU, recebeu esta semana dois novos veículos em Juiz de Fora. O SAMU é um serviço de atendimento de urgentia e mergência oferecido pela Prefeitura à população. Como é um veículo que roda muito dentro da cidade, sempre há um grande desgaste da ambulância.


Segundo a coordenadora geral do Samu, Líliam de Castro Corrêa Lima, o tempo de vida útil do carro é de três anos, ou três mil quilômetros rodados. E ainda de acordo com ela, as ambulâncias de Juiz de Fora foram trocadas pela última vez em 2011 e, por isso, a necessidade desses novos carros.

O Secretário de Saúde José Laerte Barbosa, falou a Rádio Solar que a chegada desses dois veículos vais ajudar a otimizar o atendimento à população juiz-forana. E que assim que possível todos os outros quatro veículos também serão trocados.

Os dois carros que serão substituídos, vão virar carros de reserva técnica, no caso de alguma ambulancia precisar de manutenção. Atualmente, o SAMU de Juiz de Fora conta com seis veículos para o atendimento à população.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente tem programação intensa em Juiz de Fora

Betânia Bertelli


Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aqui em Juiz de Fora as atividades começaram na segunda-feira, 3, e durante toda semana serão oferecidas palestras, visitas e caminhadas, coordenadas por diversos órgãos ambientais do estado como a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Juiz de Fora, SMA/PJF, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais.


A criação da data foi em 1972 em um encontro das Organizações das Nações Unidas, a ONU, para tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mai conhecido como conferências das Nações Unidas. Na época, a conferencia reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.

A questão principal abordava a degradação que o homem causa ao meio ambiente e os riscos para a sobrevivência da humanidade no planeta. A partir desta reunião, foram criados documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar ações da humanidade e dos governos diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, além da destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.


A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. 

Em razão da vida moderna, os prejuízos ainda são grandes. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copo e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Filmes da semana que prometem sucesso de bilheteria

                                                                                                                        Elisa Ladeira

A produção nacional volta a ser destaque nos cinemas depois das estréias de "Somos tão jovens" , "Giovani Improtta", e "Vai que Dá Certo" chegou a fez de "faroeste caboclo" a estreia aconteceu na quarta dia (29), nos cinemas de todo brasil , um filme é baseado na musica da banda Legião Urbana  conta a historia de João de Santo Cristo(Fabrício Boliviera) que se muda para Brasilia em busca de uma vida melhor , encontrando violência, criminalidade e o amor de Maria Lúcia (Ísis Valverde). 
Cartaz do filme "faroeste caboclo"
                                                    


Também teve a estréia do filme "Se Beber não Case 3 "o trio protagonizado por Stu (Ed Helms),Phill (Bradley Cooper), e Alan (Zach Galifianakis), volta a viver mais uma aventura maluca, Stu e Phill vão precisar salvar Alan de uma instituição mental. Com participação de John Goodman e Heather Graham. Prometem fechar a trilogia sem ressaca e com muito mais ação.   
Cartaz do filme"Se Beber não Case 3 "
                                      
  Mais informações sobre os filmes em Cartaz na cidade de Juiz de Fora  nos sites ; http://www.alamedajf.com.br/











Victor salva o galo da eliminação

                                                                                                                     Elisa Ladeira

   Atlético-MG tinha responsabilidade tinha a responsabilidade de ser o único time brasileiro ainda vivo na libertadores, fez o primeiro jogo contra o Tijuana no dia 23 de Maio, no México e saiu de lá com a vantagem de ter feito gol na casa do adversário.O jogo terminou em 2 x 2 e o Atlético -MG tinha a vantagem de jogar em casa agora , e empurrado pela torcida precisava apenas de uma vitória simples ou um empate o time de Ronaldinho Gaúcho não fez sua melhor partida da Copa da Libertadores.Os mexicanos jogaram melhor e tiveram as melhores chances mais conseguiu manter o empate que daria a vitória e o direito de passar para a próxima fase semifinal.

     O jogo estava praticamente ganho pelo Atlético-MG e era só permanecer no empate  mais esse, era só,  virou uma aflição aos 47 minutos do segundo tempo para o coração dos torcedores e do time em que numa jogada dentro da área Leandro Silva faz uma falta no mexicano Marquez. O juiz marca pênalti  para alegria do time do México e tristeza do time brasileiro o que deixou encolhido, paralisado e incrédulos os alvinegros.E, agora tudo estaria nas mãos de Victor goleiro do Atlético-MG mas, não esteve, e sim na ponta do seu pé esquerdo que defendeu o pênalti e levou o galo para a próxima etapa da Libertadores e invicto dentro do estágio Independência. O time enfrenta agora o Newell's Old Boys e o jogo de ida está marcado para o dia 03 de Julho no estádio El Colosso del Parque,Rosário, na Argentina, e o jogo de volta será uma semana depois dia 10, no Independência.

   Antes da fase semifinal da copa sul-americana o Galo volta sua atenção para o Brasileirão que vai enfrentar no dia 02 de Junho o São Paulo ás 18h30h  no Independência pela terceira rodada do campeonato.


www.globo.com


Victor leva Atlético-MG para a próxima fase.







                                                                                                                  

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Policia Civil de Minas Gerais agenda greve

                                                                                                                           Elisa Ladeira

Os servidores da Polícia Civil de Minas Gerais entram em greve no próximo dia 10. A causa seria o não cumprimento do acordo feito no ano de 2011,com o governo.

A categoria luta pela revisão de sua Lei Orgânica, que define o plano de carreira, a corporação pede a equiparação do salário da base a um terço do salário de delegado geral grau B; a reestruturação das carreiras administrativas; o aumento do número de servidores - o desejo é que o efetivo dobre, passando dos atuais nove mil para 18 mil funcionários - e melhoras nas condições de trabalho. 


foto retirada do site http://www.gazetainterativa.com


O dirigente do Sindpol(Sindicato dos Servidores da  policia civil do Estado de Minas Gerais)  afirma que a paralisação vai cumprir a lei da greve, ou seja, a escala mínima de 30% do efetivo será respeitada. Ele acrescenta que, caso as negociações não avancem, a categoria irá realizar atos públicos no Mineirão durante a Copa das Confederações.

Procon de Juiz de Fora vai fiscalizar serviços de agências bancarias que não tem sede na cidade


Betânia Bertelli

A ação visa garantir o cumprimento do Termo de Ajustamento e Conduta, TAC, firmado com o Procon de MG, regulamentando a obrigatoriedade na emissão de boletos bancários ou de documentos de quitação antecipada de débito. O superintendente do Procon de Juiz de Fora, Nilson Ferreira Neto, explica que essa ação será feita da segunte forma: se o Procon receber alguma reclamação desses banco, eles irão averiguar, se a reclamação proceder será aplicado uma multa.




Com a medida o Proncon espera acabar com as dificuldades enfrentadas pelos consumidores em obter dos bancos, dados cadastrais e financeiros para a tranferência de dívidas para outras istituições, conhecidas como "portabilidade de crédito", bem como a liquidação antecipada de débito total ou parcial.





Justiça afirma exclusividade dos Correios para entrega de passaportes


Betânia Bertelli

A 8ª Vara Federal da Justiça de São Paulo reafirmou, em sentença publicada na ultima semana, que os Correios possuem exclusividade nos serviços de entrega de passaportes no País, conforme determina a lei. Com isso, a empresa voltará a realizar a entrega de todos os passaportes com visto dos Estados Unidos, que vinha sendo feita por empresas privadas.


A decisão da Justiça beneficia a população brasileira e leva em consideração que apenas os Correios possuem condições e interesse — como empresa pública — de realizar a entrega em todo o País, mesmo nas regiões mais remotas, onde empresas privadas não conseguem ou não querem atuar.


O serviço de entrega de passaportes é efetuado pela ECT para todas as representações consulares no Brasil, com pleno atendimento à qualidade exigida pelos clientes, por meio de serviços expressos, em todo o território nacional. Os Correios, inclusive, são líderes desse segmento de mercado. Em decisão liminar anterior, determinando que o transporte e a entrega dos passaportes dos Estados Unidos fossem feitos pela ECT, o juiz Clécio Braschi, da mesma 8ª Vara, afirmou que “é pública e notória a qualidade, a segurança e a tempestividade dos serviços postais” prestados pelos Correios.

Expresso Cidadão visita bairros de Juiz de Fora

Betânia Bertelli

O Expresso Cidadão, programa que leva os serviços oferecidos na Câmara Municipal até os bairros, vai estar no bairro Santa Terezinha no próximo dia 6 de junho. O objetivo é oferecer serviços de forma completamente gratuita como emissão de documentos, além do Serviõ de Defesa do Consumidor.

O último bairro atendido pelo Expresso Cidadão foi o bairro Bandeirantes na tarde dessa terça-feira, 28, e na ultima semana o bairro Grama. Ainda não foi divulgado pela assessoria da câmara o número de atendimentos no Bandeirantes, mas no bairro Grama foram 153 atendimentos, emitidas 31 Carteiras de Trabalho e 56 certidões; 51 informações, 10 atendimentos jurídicos, 3 de Serviço de Defesa do Consumidor e 2 de assistência social.
Foto da Acessa.com

O atendimento no bairro Santa Terezinha, no dia 6 de junho, será de 13h às 17h, na pracinha do bairro. Para fazer o atendimento é só levar os documentos necessários para o desejado. Mais informações só ligar para a Câmara Municipal de Juiz de Fora, pelo telefone (32) 3313-4700.

Mais de 3 mil veículos serão leiloados em Juiz de Fora

Betânia Bertelli

Representantes da 1ªDelegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora e o Detran de Minas Gerais decidiram através de uma reunião realizada na última semana, que vão leiloa nos meses de julho e agosto, mais de três mil veículos que se encontram armazenados em Pátios da cidade.
Foto tirada do jornal Tribuna de Minas.

A medida também é para atender uma campanha pública de combate à dengue, tendo em vista a grande incidência de focos nestes locais, além disso busca resolver o impasse da lotação nos Auto Socorros. Os locais para a realização dos leilões ainda será definido. Quando isso acontecer será feito uma divulgação para a população com a relação dos veículos entre carros, motocicletas e caminhões disponíveis.

Nota fiscal eletrônica agora é obrigatório

Betânia Bertelli

A obrigatoriedade da nota fiscal para serviços eletrônicos começa no dia 1º de junho. A adesão voluntária começou em dezembro do ano passado e vai até na próxima sexta-feira dia 31. Esse documento fiscal serve para registrar a prestação de serviços.

Com a emissão desse documento, as prestadoras de serviços ficarão sujeitas à tributação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ISSQN. De acordo com a secretaria da Fazenda da Prefeitura de Juiz de Fora, a expectativa é que, por meio do registro, o município tenha um aumento de aproximadamente 50% na arrecadação de impostos.

Para a empresa aderir o software ela precisa entrar em contato com um técnico de TI. O investimento está na faixa de R$850 e para mantes o programa uma mensalidade de aproximadamente R$85. Mas pode variar de acordo com a empresa e o serviço necessário.

A empresa que ainda não aderiu à nova regulamentação deve procurar os profissionais especializados e adquirir o novo sistema até o dia 1° de junho, a partir dessa data a empresa pode receber uma multa.

Prevenir o glaucoma é o melhor remédio

Betânia Bertelli

No último sábado, 25, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora atendeu 100 pacientes com idade acima de 40 anos de forma gratuita. A ação fazia parte da Campanha Anual de Combate a Cegueira. A intenção era orientar a população juiz-forana sobre o glaucoma, já que no dia 26 de maio é comemorado o dia de combate ao glaucoma.

 Essa, o glaucoma, é uma doença que ataca de forma silenciosa e traiçoeira, causando um dano ao nervo óptico. Pode atingir homens, mulheres e crianças. E é considerado a maior causa de cegueira irreversível do mundo. O fator de risco mais importante é o aumento pressão interna ocular, que, quando muito elevada, afeta o nervo óptico impedindo que alguns sinais visuais cheguem ao cérebro. Para prevenir a doença o oftalmologista Dr. Luciano Arantes, conta que apenas o exame periódico pode apontar quando será necessário uma intervenção médica. Segundo ele, o ideal é fazer o exame anualmente, o famoso exame para medir pressão ocular, e ver se está tudo de conforme com a visão em geral. Se a pessoa está com mais de 40 anos e tem histórico na família, a visita ao oftalmo deve ser de seis em seis meses.

Os principais sintomas são: troca frequente de óculos antes dos 40 anos;dificuldade para se adaptar à obscuridade; visão embaçada; aumento na pressão intraocular, com dor, fotofobia (sensibilidade a luz) e lacrimejamento.

Qualquer dúvida é só procurar a Associação dos Cegos na Avenida dos Andradas, 455, Centro de Juiz de Fora, ou pelo telefone, (32) 2101-2469.

Eletricidade, importante ficar de olho

Até nas festas é importante ficar atento às instalações elétricas


Betânia Bertelli

Os meses de junho e julho são famosos pelas festividades religiosas que homenageiam São João. As típicas festas juninas. Normalmente essas festas são feitas durantes um dia inteiro, ou seja, do início da tarde até à noite, ou apenas a noite. E quando chega a noite, surge a necessidade de instalações elétricas temporárias em lugares que não tem bom iluminação.

O ideal é utilizar uma instalação que faça distribuição de energia de forma segura, usando a distribuição de cargas e a proteção seletiva. Neste tipo de procedimento, em caso de curto circuito, só será atingido a região do foco, o que não prejudica todo o resto da iluminação da festa.

Além disso, todas as instalações devem ser feitas por um técnico da CEMIG. O engenheiro de segurança, Luiz Antônio Ferraz, explicou que para esse tipo de instalações deve-se ficar atento se há postes ou redes elétricas perto, deve-se evitar ligar muitas coisas em uma única tomada e não colocar as famosas bandeirolas próximas da rede elétrica. Além disso, os enfeites de ruas e praças, devem ser feitos de materiais isolantes e biodegradáveis. 

Para fazer o pedido da instalação temporária, o organizador da festa deve entrar em contato com a CEMIG pelo número 116 com pelo menos 10 dias de antecedência. A partir do pedido, será gerado um boleto de pagamento depois é só aguardar o técnico.

Estudante consegue na justiça direito de requerer Fies

Betânia Bertelli

O estudante Luiz de Souza da Cruz, 47, conseguiu na Justiça o direito a requerer o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, sem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A decisão é da 2ª Vara Federal de Juiz de Fora. O Fies é um programa do Ministério da Educação, MEC, destinado a financiaragraduação na educaçãosuperior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O ENEM só passou a ser exigido para requerer esse financiamento em 2010.

A defensora pública-chefe da Defensoria Publica da União, DPU, Otávia Cunha Mautoni ajuizou ação alegando ilegalidade e falta de razão para essa exigência. "Essa exigência decorre apenas de uma Portaria. Não há qualquer lei obrigando que os alunos que concluíram o ensino médio após 2010 tenham que se submeter ao Enem para requerer o Fies. Outro aspecto relevante: a Portaria só exige que o aluno participe do Enem, ou seja, não exige um percentual mínimo de aproveitamento. Não há nenhum critério meritório para essa exigência do MEC. Os nossos argumentos foram acolhidos pelo Juiz Federal."

Luiz, ficou feliz com a decisão da Justiça, ele temia ter que largar a faculdade por falta de recursos para arcar com as mensalidades. Ele conta que já prestou o vestibular pensando em requerer o Fies. A defensora pública federal ressalta que a DPU ainda não foi informada sobre como o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, vão aplicar a decisão da Justiça. A 2ª Vara Federal de Juiz de Fora não estipulou prazo para o cumprimento da decisão favorável ao estudate.

O MEC ainda pode recorrer a decisão.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Unidade móvel do Procon faz atendimento em bairros de Juiz de Fora

Betânia Bertelli

A unidade móvel do Procon/JF está a partir de hoje, até dia 29 de maio na Rua Ivan Batista de Oliveira, em frente à creche comunitária do bairro Milho Branco. A unidade vai atender os moradores do bairro e região. 

O morador que buscar de atendimento deve ter em mãos: identidade, CPF e documentos referentes à reclamação, como nota fiscal, contrato, fatura ou recibo. 

O superintendente Nilson Ferreira Neto explica, "com as ações do Procon Móvel estamos levando até aos bairros da cidade todos os serviços oferecidos na sede do Procon/JF. Além da distribuição de material informativo, realizamos atendimentos e até audiências de conciliação. Assim, estamos proporcionando a garantia dos direitos daqueles consumidores que não podem vir até o Centro para registrar suas reclamações". 

Além disso, em entrevista à Solar, Nilson falou que caso seja necessário marcar audiência, ou retorno, os mesmos serão feitos no Procon Móvel no próprio bairro.

O próximo bairro a ser visitado pelo Procon Móvel, é o bairro Ipiranga entre os dias 5 e 14 de junho de 13h30 às 17h. Além da unidade nos bairros, o atendimento ao consumidor é realizado na sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta de 8h30 às 17h. Pode ser também pelo Procon Fone 3690-7610 ou 3690-7611.

Começa nessa sexta-feira o 5° Corredor Cultural de Juiz de Fora

                                                                                                                              Elisa Ladeira

 O 5° Corredor Cultural inicia em Juiz de Fora nessa Sexta-feira será realizado nos dias 24 e 26 de Maio, com varias apresentações internacionais,nacionais e municipais. Comida,diversão e arte irá compor o tema que é PAZ, escolhida para que haja uma reflexão e que possa ajudar a evitar o crescimento da violencia na cidade e no país.
                                                                                                                      
Irá iniciar com um toque diferente uma pedalada será o passo inicial saindo da praça Jarbas de Lery no bairro São Mateus ás 18h, organizado pelo grupo mobilicidade jf o bloco do paragolé valvulado sai no mesmo horario fazendo um encontro ás 19:30h entre ciclistas e foliões na praça Antonio Carlos

Além de teatro, dança, shows, exposições de arte, músicas, cinema, skate, bicicletada, hip hop,contação de historia,caça ao saci, graifite,pilates,literatura,yoga,artesanato e circo mais de 80 atrações para comemorar os 163 anos de Juiz de Fora. As entradas são todas francas e além do centro da cidade conta também com o bairro Vitorino Braga e Caiçaras para apresentações da programação.

Confira a programação completa no site do MEGAMINAS.COM 







       

PJF vacina servidores
contra gripe

Betânia Bertelli

A Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, realizará esta semana uma campanha de três dias para vacinar os servidores municipais contra o vírus da gripe H1N1. Os dias de vacinação serão nesta quinta-feira, 23, sexta-feira, 24, e na próxima terça-feira, 28. 

Além dos funcionários da PJF, as mães que tiverem filhos entre seis meses a dois anos devem levar as crianças para tomar a segunda dose da vacina. Mesmo quem não tiver o cartão de vacina atualizado, ou estiver sem o cartão deverá comparecer a vacinação.

Mais informações em Radio Solar.

Vistoria no PAM-Marechal mostra pontos a serem reformados

Betânia Bertelli

Na última segunda-feira, 20, o prédio do PAM-Marechal foi vistoriado pela Defesa Civil. De acordo com a vistoria, algumas alterações no prédio serão necessárias. O Corpo de Bombeiros já havia feito, neste ano, observações a respeito de mudanças urgentes.


Alguns problemas são: rede elétrica exposta, infiltrações nas paredes, goteiras em locais de realização de procedimentos, falta de acesso a equipamentos de segurança, como por exemplo, extitores de incêndio. Devido a essa situação, a unidade fica impedida de ter o alvará de Vigilância Sanitária e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, AVCB.

Em entrevista à Radio Solar de Juiz de Fora, o subsecretário da Defesa Civil, Márcio Deotti, confirmou os problemas encontrados no prédio e disse que já está pensando em soluções urgentes, baseando-se em projetos já existentes do PAM-Marechal. Ainda não há uma data para a entrega desses projetos. Mas segundo o subsecretário, se houver a necessidade, o prédio será interditado.

Um prazo de adequação não foi estipulado pela corporação, mas todas as informações foram repassadas ao Ministério Público. Segundo o jornal Tribuna de Minas, o vereador Antônio Aguiar (PMDB), um dos solicitantes da nova vistoria, afirmou que as informações foram entregues à Câmara e, em breve, uma nova reunião será agendada com a Secretaria de Saúde para monitorar o andamento do processo de adequação.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais ônibus para essa
quarta-feira

Settra vai disponibilizar transportes coletivos para jogo do Flamengo e Campinense

Betânia Bertelli

Os ônibus sairão de diversos bairros da cidade para o jogo desta próxima quarta, 15, às 22h. O site da Prefeitura de Juiz de Fora, colocou um anexo com todas as informações.

Os ingressos do jogo Flamengo e Campinense já estão à venda nos postos da Liga de Futebol, no Calçadão da Rua Halfeld, no CT do Tupi no bairro Santa Terezinha, em sete lojas do Bahamas (Santa Luzia, São Vicente, São Pedro, Getúlio Vargas, Manoel Honório, Benfica e Jóquei Clube). Hoje a partir das 10h também serão vendidos ingressos no Estádio Municipal Mario Helênio.

Valores dos ingressos:

Área vip, assentos cobertos localizados de baixo das cabines da imprensa  - R$100 (inteira) e R$50 (meia)
Arquibancada - R$50 (inteira) R$25 (meia)

*A meia entrada é para menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes. Levas documento de identidade e comprovante de estudante.

Sai Vasco e entra Flamengo

Juiz de Fora é ponto de jogos para times cariocas

Betânia Bertelli

Depois de receber o Vasco para um amistoso, Juiz de Fora será palco de um jogo da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira o Flamengo enfrentará o Campinense. No primeiro jogo entre as duas equipes o time carioca ganhou por 2 a 1. A razão de escolherem o Estádio Municipal Radialista Mario Helenio, é porque o Maracanã está em reforma para a Copa das Confederações. 
Jogo Tupi e Vasco n último sábado. Foto tirada do Tribuna de Minas.


Os times devem chegar à Juiz de Fora na tarde de terça-feira e mesmo antes de começar a venda dos ingressos, os torcedores já estão eufóricos para comprar. Assim que saiu a notícia do jogo, veículos de comunicação da cidade não paravam de receber ligações sobre quanto seria o ingresso. 

O preço agora já foi definido. A entrada inteira será R$50 e a meia entrada R$25, para menores de 12 anos, estudantes e maiores de 60 anos. Lembrando que para comprar o ingresso e no dia do jogo é necessário estar como o documento que comprove a compra da meia entrada.

Juiz de Fora ponto de jogos

Devido a falta de estádios para times cariocas, é provável que Juiz de Fora se torne palco de muitas competições. O jogo com o Vasco foi apenas um amistoso, o do Flamengo é porque o Maracanã estã em reforma. Agora, outro time carioca está sem lugar para fazer jogos com mando de campo.


O Botafogo está com o Engenhão fechado e sem ter onde jogar no Rio de Janeiro. Com o Maracanã fechado e brigado com o Vasco, o Glorioso está decididamente sem lugar para jogar. E como dizem que Juiz de Fora é um "pulo" para o Rio, a primeira opção para o clube alvinegro é a Princesinha de Minas.

A verdade é que o futuro do Botafogo é incerto, mas o crescimento da nossa cidade é certo. Ainda mais em anos tão movimentados como este e o que está por vir. 

 

Boatos

O Flamengo criou um pacote de viagem para trazer torcedores com eles. São 70 bilhetes a venda, variando entre R$160 a R$220. Quem comprar esse pacote vai poder participar de um vídeo comemorativo pelo aniversário de Adílio.

Que o Flamengo fez essa promoção, é fato. Mas que é porque está com medo do Estádio Municipal Mario Helênio não encher, é boato...



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Flamengo quita uma dívida de
R$ 60 milhões

Nova diretoria do flamengo está disposta a quitar todas as dívidas do clube

Elisa Ladeira

A nova diretoria do flamengo tem  do que se orgulhar, acabou de quitar uma divida de R$ 60 milhões  que o clube tinha nesses primeiros meses de mandato,além disso, ainda conseguiu patrocinio que tinha dificuldade no turno passado do campeonato Brasileiro, com a Peugeot.   

Com o lucro que teve 80% foi para pagar as dividas que ainda tinha. Os novos diretores do clube estão dispostos a diminuírem os custos para que todo o ano o Flamengo esteja bem, em campo e na conta bancária, afinal time que esta  em crise só tem á  atrapalhar o desempenho dentro do campo. 

Os torcedores que quiserem ajudar o time existe o socio-torcedor. O Flamengo tem cerca de 16 mil sócios-torcedores, se for atingido o total de 50 mil sócios os torcedores passam a ser o maior patrocinador do clube,  e não há nada melhor para levantar um time, e colocar do jeito que a torcida gosta. 


Foto tirada do lance.net  Entrevista dos Dirigentes do Flamengo sobre a divida

                                          

Mosquito da dengue preocupa população juiz-forana

Cidade de Juiz de Fora uma das mais afetadas pelo mosquito da dengue de Minas Gerais


Elisa Ladeira

Juiz de Fora está com epidemia de dengue, com mais de 1.537 casos já confirmados nesse ano de 2013, mais de 300 pessoas aguardam resultados de exames o aumento dos casos deve-se ao sorotipo 4 que a população de minas não está imune, há cerca de 30 anos ele não circulava. Os locais mais afetados na cidade segundo a secretária de saúde são Retiro,Santo Antonio,Centro e São Pedro.

Muitas pessoas ainda não deixam  os agentes entrarem em suas casas o que dificulta o trabalho contra o mosquito. No caso de recusa a pena é aplicada em multa,se o imóvel estiver fechado no período de 30 dias em duas ou mais visitas o proprietário sera avisado,para que seja permitido o acesso dos agentes.A multa  gira em torno de R$ 52,5 mil, conforme a condição econômica do infrator.

A cidade recebeu no dia 18 de Abril dois carros de fumace, e em estado critico Juiz  de Fora vai aumentar os agentes de sete para dez, e quatro pessoas para o carro com  fumace, para ajudar houve uma reunião com lideres da sociedade para a conscientização da população juiz-forana. Cerca de 80 pessoas do Exército estão trabalhando para reforçar o combate a dengue.

fonte:http://www.portaldopiquiri.com.br/2013/03/21/combate-a-dengue-deve-continuar/

O Aedes aegypti  vive e reproduz-se em áreas próximas a domicílios, onde haja água relativamente limpa e parada(pneus, latas,vasos,caixa d'água e até em bromélias). O mosquito geralmente deposita seus ovos em áreas úmidas, como paredes de pneus ao ar livre ou caixa d'águas abertas.Quando chove, o ovo depositado volta a se molhar, podendo completar seu ciclo de desenvolvimento.É um mosquito de aproximadamente 1 cm, preto com listras brancas distribuídas pelo corpo e patas .Ao contrário dos mosquitos comuns, o mosquito de dengues tem hábitos diurnos e costuma voar baixo,picando preferencialmente os pés,tornozelos e as pernas. O Aedes aegypti não gosta de calor,por isso é ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Marina Ferreira (20) é estudante e moradora do bairro São Pedro teve dengue há pouco tempo," estava trabalhando e me senti um pouco fadigada, e com o corpo ruim,como se fosse um mal estar, ao chegar em casa meus olhos estavam ardendo. Resolvi deitar um pouco, logo de manhã acordei fazendo bastante vomito, febre e o corpo mais cansado do que no dia anterior, é muito ruim, tudo doí, depois que tive presto mais a atenção a gente só resolve fazer algo quando acontece com a gente. Tenho visto em jornais que meu bairro é um dos mais afetados, mais não tenho visto muita mobilização por aqui, o que dificulta a saída do mosquito da cidade."