"Calçadão" e parque Halfeld riqueza histórica.
Elisa Ladeira
A rua Halfeld é uma das principais ruas de Juiz de Fora, faz parte do intinerário dos juiz-foranos todos os dias. A antiga rua Califórnia foi aberta em 1953 com muito mato e um pequeno corrego. Foram construidas grandes residências que ainda dividem espaço com casas comerciais. O alto número de carruagem fez com que a mão única fosse estabelecida, também sendo uma das primeiras ruas atendidas por bondes e desde o crescimento da cidade é a rua mais movimentada.
LUGARES HISTORICOS
Há grandes lugares históricos como a Praça da Estação, (que abriga entre muitas construções históricas a antiga estação de trem da cidade), o restaurante Faisão Dourado em que as paredes estão assinadas por grandes personalidades brasileiras. O edifício da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, projetados por Oscar Niemeyer, o museu do credito real, (6° museu financeiro criado no mundo), antigo Hotel Palace, o Cinearte Palace, o grande Cine Theatro Central, (em que se apresenta várias personalidades mundiais), o edifício Baependi o primeiro "arranha-céu" de Juiz de Fora, edifício Clube de Juiz de Fora , feito pelo arquiteto Francisco Bologna, com o painel "cavalinho" de Candido Portinari sem esquecer das trezes galerias comerciais que cortam a rua, e ligam a quase todas as ruas no centro da cidade.
Atualmente a Halfeld é a rua de Juiz de Fora onde circulam mais pessoas. As atrações são os barzinhos, os camelôs, artesãos e ambulantes que expõem seus produtos, pois sabem que sempre a qualquer hora do dia tem gente andando por ali.
|
Artesão expondo seu trabalho no parque Halfeld. Foto:Elisa Ladeira |
PARQUE HALFELD
Um dos mais antigos símbolos de Juiz de Fora, que ainda encanta por sua beleza, lugar para descansar e distrair no meio de tanto estresse. Assim como a rua Halfeld, o parque Halfeld faz parte da vida de muita gente que passa pela cidade. Além de reunir pessoas, protestos, eventos, o parque Halfeld é rodeado por núcleos históricos, como a Câmara Municipal , a Prefeitura Municipal, Fórum Benjamin Colucci e a Igreja São Sebastião .
"A praça no parque Halfeld é a 'calmaria no meio da tempestade', tenho 73 anos e venho no parque desde menino, às vezes sento aqui e jogo uma dama com meus amigos, e que aliás fiz bastante por aqui. Quando não jogo fico observando as árvores frescas, os casais de namorados, e as crianças que para mim são os únicos que dão realmente valor e reparam sem pressa no parque Halfeld." Comenta com saudade João Pedro de Almeida.
Na correria de todos os dias fica difícil, prestar a atenção e perceber os detalhes, essa paisagem é um tranquilizante natural para qualquer pessoa que teve um dia cheio de trabalho. Muitas coisas acontecem, como pessoas se apaixonarem, ou uma briga, ou apenas um descanso no parque para uma volta. "Tem 15 anos que frequento o parque e não quero ficar velho, com o contato com a natureza me sinto jovem de novo" , brinca Eraldo de Oliveira 57 anos.
(Foto: Elisa Ladeira)
|
Um simples descanso em um dos bancos no parque Halfeld.
|