Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente tem programação intensa em Juiz de Fora

Betânia Bertelli


Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aqui em Juiz de Fora as atividades começaram na segunda-feira, 3, e durante toda semana serão oferecidas palestras, visitas e caminhadas, coordenadas por diversos órgãos ambientais do estado como a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Juiz de Fora, SMA/PJF, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais.


A criação da data foi em 1972 em um encontro das Organizações das Nações Unidas, a ONU, para tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mai conhecido como conferências das Nações Unidas. Na época, a conferencia reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.

A questão principal abordava a degradação que o homem causa ao meio ambiente e os riscos para a sobrevivência da humanidade no planeta. A partir desta reunião, foram criados documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar ações da humanidade e dos governos diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, além da destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.


A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. 

Em razão da vida moderna, os prejuízos ainda são grandes. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copo e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.