Betânia Bertelli
No último sábado, 25, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora atendeu 100 pacientes com idade acima de 40 anos de forma gratuita. A ação fazia parte da Campanha Anual de Combate a Cegueira. A intenção era orientar a população juiz-forana sobre o glaucoma, já que no dia 26 de maio é comemorado o dia de combate ao glaucoma.
Essa, o glaucoma, é uma doença que ataca de forma silenciosa e traiçoeira, causando um dano ao nervo óptico. Pode atingir homens, mulheres e crianças. E é considerado a maior causa de cegueira irreversível do mundo. O fator de risco mais importante é o aumento pressão interna ocular, que, quando muito elevada, afeta o nervo óptico impedindo que alguns sinais visuais cheguem ao cérebro. Para prevenir a doença o oftalmologista Dr. Luciano Arantes, conta que apenas o exame periódico pode apontar quando será necessário uma intervenção médica. Segundo ele, o ideal é fazer o exame anualmente, o famoso exame para medir pressão ocular, e ver se está tudo de conforme com a visão em geral. Se a pessoa está com mais de 40 anos e tem histórico na família, a visita ao oftalmo deve ser de seis em seis meses.
Os principais sintomas são: troca frequente de óculos antes dos 40 anos;dificuldade para se adaptar à obscuridade; visão embaçada; aumento na pressão intraocular, com dor, fotofobia (sensibilidade a luz) e lacrimejamento.
Qualquer dúvida é só procurar a Associação dos Cegos na Avenida dos Andradas, 455, Centro de Juiz de Fora, ou pelo telefone, (32) 2101-2469.
Nenhum comentário:
Postar um comentário